SOBRE A NOSSA CASA ESPÍRITA

A Casa Espírita Joana Lima é uma instituição religiosa filiada à Federação Espírita Catarinense que recebe diariamente grande número de frequentadores e voluntários, em diversas atividades religiosas e sociais.  Instalada numa casa simples, acolhe com muito amor todos que se dispõem a buscar sua reforma íntima.

SUA HISTÓRIA

A CASA ESPÍRITA JOANA LIMA

A Casa Espírita Joana Lima foi fundada em 04 de junho de 1948 por Domingos de Freitas Noronha, um convicto e notável divulgador da Doutrina Espírita em Florianópolis e Santa Catarina.

Dada a carência de casas espíritas em Florianópolis, reúne um grupo de irmãos adeptos e resolve fundá-la na sua residência, à rua Pedro Soares nº 16 (foto ao lado).

A denominação da Casa deu-se em homenagem a irmã Joana Lima, que era a mentora espiritual dos trabalhos mediúnicos desenvolvidos por aqueles irmãos.

O funcionamento da Casa Espírita Joana Lima permaneceu na residência de Domingos de Freitas Noronha durante 03 anos e, em agosto de 1951, é transferida para a Rua Anita Garibaldi nº 65, hoje nº 263, no Centro de Florianópolis (foto ao lado). 

As filhas de Joana Lima, Alcide e Olívia, viúvas, dividiram a mesma moradia no terreno onde se localiza a Casa Espírita Joana Lima, numa casa que ficava aos fundos da edificação. O terreno era de propriedade da filha Olívia, que por longos anos foi uma espécie de mantenedora das instalações da Casa Espírita Joana Lima.

 

Olívia foi casada em segunda núpcia com Domingos de Freitas Noronha. Este quando cogitou uma instalação mais adequada para o funcionamento da Casa Espírita Joana Lima, contou com o apoio incondicional da filha de Joana Lima, sua companheira Olívia, que em 30 de janeiro de 1951 doou a parte da frente de seu terreno para a localização da Casa Espírita Joana Lima até os dias atuais.

 

Tornou-se uma excelente instalação para a época. O prédio tem sua fachada e seu telhado tombados pelo patrimônio histórico e cultural da cidade de Florianópolis.

Com o desencarne de Olívia em 1983, a propriedade dos fundos foi herdada por seu sobrinho Osmar de Lima Veiga. Estabelecido no Rio de Janeiro, Osmar sensibilizou-se com a relevância dos trabalhos da Casa Espírita Joana Lima, instituição filosófico religiosa denominada em homenagem à sua avó materna, e, em 1987, doou o imóvel restante no terreno a fim de que a entidade pudesse se expandir.

 

Foi procurador de Osmar neste gesto o seu irmão Osny de Lima Veiga, residente em Florianópolis, que intermediou todas as tratativas até serem consumados todos os atos necessários à doação.

Quem foi Joana Lima?

 

Joana Lima era Joana Magalhães de Alcântara, nascida em Laguna no dia 04 de junho de 1863. Filha de Camilo Lopes de Alcântara e Ana Magalhães Alcântara, casou-se com Alvaro Dias de Lima, passando a chamar-se Joana Netto de Lima. Resgatou o sobrenome Netto, originário de sua avó materna, mas era tratada e conhecida por Joana Lima. Teve três filhos: Alcide de Lima Veiga, Olívia Netto de Lima e João Segismundo de Lima. Tinha como atividade os afazeres do lar e, dotada de mediunidade aflorada, ingressou no estudo e no trabalho da doutrina dos espíritos, segundo a decodificação de Alan Kardec.

 

Desencarna a 24 de fevereiro de 1907, aos 43 anos. Os seus descendentes vivos são 14 netos de sua filha Alcide de Lima Veiga.

 

Quem foi Domingos Noronha?

 

Domingos de Freitas Noronha nasceu em Florianópolis no dia 08 de fevereiro de 1883. Era funcionário dos Correios e Telégrafos, tendo exercido a função de chefe de portaria. Foi casado em primeira núpcia com Mirandolina Ferreira Cidade de Freitas.

Em 07 de julho de 1937 reúne um grupo de irmãos espíritas e funda em três cômodos da sua residência, à rua Pedro Soares nº 16, o Centro Espírita Juvêncio de Araújo Figueiredo.

Em 06 de abril de 1948, após onze anos, o Centro Espírita Juvêncio de Araújo Figueiredo muda-se para o bairro José Mendes, em terreno doado pelo irmão Manoel Laurindo de Souza Júnior.

Em 04 de junho de 1948 funda no mesmo espaço de sua residência a Casa Espírita Joana Lima, que em 1951 é transferida para o atual endereço.

A 13 de junho de 1948 reabre o Centro Espírita Templo de Amor e Caridade com o nome de Centro Espírita Antônio de Pádua no bairro Coqueiros, a pedido do irmão Juvêncio de Araújo Figueiredo em comunicação mediúnica à Domingos de Freitas Noronha.

Finaliza sua obra em uma residência no bairro da Costeira do Pirajubaé, onde reúne-se alguns dias da semana, levando consolo aos necessitados.

Ficou viúvo em 09 de julho de 1954. Contrai novo casamento em 29 de janeiro de 1955 com a filha de Joana Lima, Olívia Netto de Lima, que passou a assinar Olívia Netto de Lima Noronha.

Seu desencarne deu-se em 07 de março de 1957, aos 74 anos.

 

PRESIDENTES DA CASA ESPÍRITA JOANA LIMA DESDE SUA FUNDAÇÃO:

  • 1948 A 1957 – DOMINGOS DE FREITAS NORONHA

  • 1957 A 1961 – NILO JACQUES DIAS

  • 1961 A 1963 – JOÃO DA MATTA DE FREITAS NORONHA SOBRINHO (filho de DOMINGOS DE FREITAS NORONHA)

  • 1964 A 1974 – SEM REGISTROS

  • 1975 – ROSA VALENTE VIEIRA

  • 1975 A 1987 – WENCESLAU STUART

  • 1987 A 1989 – JOÃO MIGUEL DE FREITAS NORONHA (em substituição ao SR. STUART, por motivo doença)

  • 1989 A 1995 – WENCESLAU STUART

  • 1995 A 1999 – CARLOS GONZAGA FILHO

  • 1999 A 2003 – JOÃO TOMAZ DE SOUZA

  • 2003 A 2007 – ÁLVARO LUIZ DE FREITAS NORONHA

  • 2007 A 2011 – MARIA ELISABETE FELICIANO CORRÊA

  • 2011 A 2013 – MÁRCIO DE FREITAS NORONHA

  • 2013 A 2017 – MARIA ELISABETE FELICIANO CORRÊA

  • 2018 A 2019 – ROGÉRIO MELLO

A história da fundação foi pesquisada pelo irmão Álvaro Luiz de Freitas Noronha, sobrinho neto de Domingos de Freitas Noronha e pelo irmão Luiz Otávio Martins Veiga.

 

As fontes foram entrevistas com os irmãos Osny de Veiga Lima (neto de Joana Lima, hoje desencarnado), Aldo de Freitas Noronha (sobrinho de Domingos de Freitas Noronha), Wenceslau Stuart, Durval de Freitas Noronha, Mário de Freitas Noronha e outros depoimentos, além de registros encontrados na Casa Espírita Joana Lima, como biografia, documentos, atas da Casa e registros dos irmãos Durval de Freitas Noronha e Jobel S. Cardoso.

Bibliografias: 

  • Anuário espírita de 1982

  • A mediunidade do poeta catarinense Araújo Figueredo pelo autor Márcio Antônio Ramos de Araújo

  • Outros documentos: 
    Certidão de casamento de Domingos de Freitas Noronha com Olívia Netto de Lima; e
    Certidão de óbito de Olívia Netto de Lima Noronha.

JOANA LIMA
CASA ESPÍRITA

A Casa Espí­rita Joana Lima está aberta a todas as pessoas que estão em busca de paz, luz, harmonia, amparo, esclarecimento, auxílio pessoal e familiar. Seja no plano material ou espiritual, sempre podemos ajudar com nossas preces aos entes queridos encarnados e desencarnados.

LOCALIZAÇÃO

Rua Anita Garibaldi, 263, Centro

Florianópolis/SC, Brasil

CEP 88.020-120

casaespiritajoanalima@gmail.com

 

       +55 48  99166 8506

MANTENHA-SE INFORMADO
  • Página do Joana Lima no Facebook

Copyright © 2018 por Casa Espírita Joana Lima. Todos os direitos reservados.                                                                               Website desenvolvido por NoronhaDesign - email

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now